Muitas pessoas não sabem diferenciar essas duas palavras. Até porque aparentemente são sinônimos já que o sentimento expressado "é o mesmo" .
Mas na verdade arrependimento e remorso são palavras totalmente diferentes, e vou explicar o porque.
Arrependimento, é quando a pessoa comete algum erro ou até mesmo atitudes que não foram de seu agrado e prometem para si mesmas que não irá mais cometer aquela atitude novamente, levando aquela situação como experiência de vida e tentando de todas as formas reverter a situação.
Remorso, é quando a pessoa comete erros ou atitudes impensadas e MOMENTANEAMENTE se "arrependem", ou seja, não chega a ser um arrependimento de fato e de verdade, e sim um sentimento que venho na hora, afinal ela deve estar sofrendo alguma consequência daquele erro, mas que não vai fazer com que ela deixe de repetí-lo.
O mal de muitas pessoas tem sido esse. Elas dizem gostar uma das outras e prometem coisas lindas, porém na hora que realmente têm que provar tudo aquilo que foi falado e prometido não têm sido homem ou mulher suficiente para cumprir com suas palavras. Assim machucando amigos, familiares e seus amores ou paixões.
E é aí que entra o nosso vilão...o remorso que bate na pessoa e ela realmente pensa estar arrependida e consegue passar credibilidade para os outros. Mas na primeira oportunidade que tem caem nos mesmíssimos erros novamente.
Por isso tem que se saber realmente o que se quer da sua vida e traçar suas metas, prioridades e quem realmente são as pessoas importantes pra você, para que quando se deparares com alguma adversidade, saibas se desviar. Dessa forma ninguém se machuca!